Bahia

Em Trancoso

O vilarejo de pescadores famoso por suas praias e pelo colorido de um dos seus principais pontos turísticos, Trancoso é a opção perfeita para quem quer muita calma em um lugar paradisíaco.

Em Trancoso você consegue conciliar o rústico de uma pequena cidade praiana, com as luxuosas pousadas e casas de festa que fazem a alegria dos turistas que enchem o vilarejo na alta temporada.

Mesmo nas épocas mais movimentadas, você sem dúvidas conseguirá muito descanso e sossego nas praias de Itapororoca ou Itaquena, que ficam mais distantes do agito, mas que são de uma beleza ímpar.

Ao fim de tarde, as lojas e restaurantes do Quadrado começam abrir, e você pode desfrutar do artesanato, lojas de grife e da culinária local com as mesas ao ar livre, que convidam para um delicioso jantar. Sem contar a visita à Igreja de São João Batista, que fica ao alto de uma falésia, mostrando toda a beleza da Praia dos Nativos ao fundo.

Quando Ir

Com sol o ano inteiro, não há época ruim para as visitas, mas se você quer curtir as praias praticamente desertas, a melhor opção é visitar a cidade em baixa temporada, fugindo do agito dos jovens que buscam diversão nos clubes de praia.

Para quem quer viver uma experiência cultural única, uma boa época para ir à Trancoso é no período de março, onde acontece o Festival Música em Trancoso.  Festival que reúne ícones da música clássica, jazz, bossa nova, entre outros, tudo isso acontecendo em um dos mais bonitos teatros do Brasil, o Teatro L’Occitane. Fazendo um grande espetáculo com música, belezas naturais e uma incrível arquitetura.

Para o Réveillon, a cidade fica lotada de jovens e famílias que buscam o requinte das festas de Ano Novo. Com a certeza de diversão, Trancoso ficou ainda mais conhecida após artistas e famosos elegerem a cidade como principal ponto para as festas de fim de ano, mostrando as luxuosas pousadas e os badalados clubes. Mas não se preocupe! Apesar do glamour que a cidade oferece, existem diversas opções viáveis e com os melhores preços para você se divertir igualmente na cidade.

Lembrando que em todas as épocas, principalmente para o Música em Trancoso e no Reveillón, para não ter nenhuma possível dor de cabeça, é melhor consultar a sua agência de turismo e reservar antecipadamente o seu hotel, aéreo e transfer na cidade.

O que fazer em Trancoso

Praia do Rio Verde - Mesmo com clubes de praia famosos, a Praia do Rio Verde consegue ser tranquila durante o verão. Por lá você consegue fácil acesso de carro com estacionamento, variadas pousadas por perto e restaurantes. As espreguiçadeiras ali distribuídas nos quiosques te convidam para um delicioso dia de relaxamento junto a sombra e ao mar.

Praia de Itapororoca - Com luxuosas casas e condomínios de luxo, a Praia de Itapororoca não possui a mesma infraestrutura das demais praias, a tornando praticamente deserta, mesmo em alta temporada. O acesso apenas por carro, ou com uma longa caminhada, torna a ida para lá um pouco mais difícil, mas não desista, cada minuto por lá vale a pena! Por lá você encontrará uma larga faixa de areia, corais, e até mesmo um balanço de frente para o mar, perfeito para aproveitar um momento de tranquilidade junto ao mar.

Praia dos Nativos

Em apenas alguns minutos de caminhada é possível chegar do quadrado até a Praia dos Nativos, uma das mais movimentadas da cidade, pelo fácil acesso e pela estrutura das barracas de praia que por ali tem. O desague do Rio Trancoso, forma uma linda lagoa próxima ao mar, onde você pode aproveitar um lindo pôr do sol entre a mata nativa.

Rio da Barra

A praia Rio da Barra fica ao norte da cidade e é cercada por falésias coloridas, trazendo uma beleza única ao local. Você pode chegar até ela por carro, ou indo por uma deliciosa caminha da Praia dos Nativos até ela. Para os mais aventureiros, durante a maré baixa, você pode atravessar o desague do rio e chegar até a Praia do Taípe, já em Arraial D’Ajuda.

Praia dos Coqueiros

Juntamente com a Praia dos Nativos, é uma das mais movimentadas do litoral, atraindo turistas de excursões que optam pela praticidade e variedade das barracas de praia. Assim como em toda a faixa litorânea de Trancoso, possui um mar lindo.

Itaquena

Por se tratar de uma área de preservação ambiental, a regra é clara: carros são proibidos por lá! A Praia de Itaquena é uma área de desova de tartarugas marinhas, então todo o cuidado é pouco por lá. Com o acesso de carros restrito, você pode chegar a Itaquena com uma longa caminhada ou por uma aventura de quadriciclo.  Durante a maré baixa você encontra a formação de piscinas naturais com uma água morna e agradável.

Teatro 

L´Occitane

Com a arquitetura inspirada nas construções arcaicas da América do Sul, o teatro construído pelo arquiteto François Valentiny, é um empreendimento que abriga muita beleza e atrai muita cultura para a cidade. O local sedia desde 2012 o festival Música em Trancoso, que oferece diversas apresentações de renomados ícones da música clássica, jazz, bossa nova, MPB, entre outros.

Música em Trancoso

Evento musical único no Brasil, o festival Música em Trancoso surgiu em 2012 e desde então se realiza anualmente, em março. Sua programação eclética congrega música clássica, popular, jazz, wold music, com artistas exponenciais do Brasil e da cena mundial. Além dos espetáculos no Teatro L’Occitane, sede do festival, o Música em Trancoso realiza atividades gratuitas, como concertos ao livre, masterclasses e aulas de iniciação musical nas escolas públicas da região.

Dicas de Trancoso

• Apesar de ser um lugar muito procurado, Trancoso não oferece um sistema bancário com muitas opções para saques ou demais operações. Então reserve um quantia para ser levada em dinheiro, mesmo com o alto aceite de cartões de crédito e débito na cidade.

• Durante a alta temporada a cidade fica muito cheia, então programe-se antecipadamente, para poder escolher com maior conforto e obter os melhores preços.

• Se você optar por ir de avião, programe o seu transfer de Trancoso até Porto Seguro antecipadamente, agendar com calma os seus passeios e traslados, traz maior segurança e comodidade para as suas férias. 

• Sorria, você está na Bahia! Ou seja, calor! Se hidrate muito e faça uso regular do protetor solar durante a sua estadia. Mesmo em dias com o clima mais ameno, você deve manter os cuidados com a saúde.

• A cidade possui redes de supermercado e farmácias que podem te atender durante a sua estadia por lá.

Quadrado

Por se tratar de uma área de preservação ambiental, a regra é clara: carros são proibidos por lá! A Praia de Itaquena é uma área de desova de tartarugas marinhas, então todo o cuidado é pouco por lá. Com o acesso de carros restrito, você pode chegar a Itaquena com uma longa caminhada ou por uma aventura de quadriciclo.  Durante a maré baixa você encontra a formação de piscinas naturais com uma água morna e agradável.

Igreja São João Batista

A “Igrejinha do Quadrado”, assim é conhecida e carinhosamente chamada por muitos visitantes e moradores de Trancoso – na verdade é uma Igreja Católica, tendo como seu padroeiro principal São João Batista.

Segundo historiadores e depoimento de antigos moradores, esta Igreja tem suas origens nos séculos XVII/XVIII e formato que remontam ao trabalho evangelizador dos padres jesuítas na região desde os primórdios do descobrimento do Brasil.

Praiado

Espelho

Parada obrigatória para quem vai até Trancoso, a Praia do Espelho é eleita como uma das mais belas praias do Brasil, e é internacionalmente conhecida. Com paredões de pedras e piscinas naturais que se formam durante a maré baixa, a praia se torna um spa natural para quem quer relaxar durante o dia. Você pode agendar a sua visita à praia com a sua agência de turismo, e aproveitar o melhor horário da maré para desfrutar de toda a beleza do lugar.

Caraíva

O distrito mais ao sul após Trancoso, oferece muita calmaria e tranquilidade para quem quiser visitar. As ruas de areia, o forró durante a noite, ou até mesmo o rio que te dá as boas-vindas na chegada à vila, mostram que a rusticidade do local ainda prevalecem junto aos moradores.

Para organizar o seu roteiro de viagem, e conhecer todas as maravilhas próximas a Trancoso, não deixe de agendar os seus passeios e transfer.

Vila morena

Pousada

  • Whatr
  • Instagram - Morena Casa Hotel
  • Facebook Morena Casa Hotel
  • TripAdvisor - Vila Morena Trancoso
  • YouTube - Canal Morena Turismo

Estrada da Praia, S/N -  Trancoso - Bahia Brasil

casa alecrim

Hospedagem 

Rua Tiradentes, s/n - Centro comercial, Tancoso Bahia Brasil

Central de Reservas: +55 73 3668.1703    3668.1897   3668.1456   98816-7782

© 2018 por Grupo Morena